Quem acessa o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, deve ficar atento às regras de trânsito. A partir desta segunda-feira (15), dois novos pontos de videomonitoramento na avenida José Amgarten começam a registrar infrações de trânsito.
As câmeras, com visão panorâmica de 360 graus, foram instaladas nos dois sentidos da via, tanto na entrada (Campinas–Viracopos) quanto na saída do aeroporto (Viracopos–Campinas). O principal objetivo é coibir o estacionamento irregular, prática recorrente na região, inclusive por veículos particulares e de transporte por aplicativo.
Imagens captadas durante o período de testes já flagraram esse tipo de infração, que compromete a fluidez do trânsito e aumenta o risco de acidentes.
Fiscalização remota
A fiscalização é feita de forma remota por agentes da mobilidade urbana que atuam no Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO), complementando o trabalho dos agentes em campo. A autuação é realizada diretamente a partir das imagens registradas pelas câmeras.
Entre 2024 e 2025, a avenida José Amgarten registrou quatro acidentes, sendo um com vítima ferida em 2024 e, em 2025, dois sem vítimas e um com feridos. Os dados são do CCO da Emdec, responsável por cerca de 30% dos registros de ocorrências no município.
Sinalização e penalidades
O trecho conta com sinalização de “Estacionamento Proibido” (placa R-6A). A parada é permitida apenas pelo tempo estritamente necessário para embarque e desembarque de passageiros. A infração é considerada média, com multa de R$ 130,16, quatro pontos na CNH e possibilidade de remoção do veículo.
Para reforçar a fiscalização, a Emdec instalou placas informando sobre o monitoramento por câmeras ao longo da via.
Controle de velocidade
A avenida José Amgarten também possui radares nos dois sentidos, que fiscalizam o cumprimento do limite de 70 km/h. A via é utilizada por cinco linhas do transporte coletivo que atendem o aeroporto.
Outras infrações monitoradas
Campinas conta com 13 pontos adicionais de fiscalização por videomonitoramento, localizados na região central e nos corredores das avenidas Amoreiras e Lix da Cunha. Entre janeiro e novembro de 2025, esses pontos registraram 17,9 mil infrações de trânsito.
As principais irregularidades flagradas foram:
- Transposição de pista: 12,8 mil
- Circulação em faixa exclusiva de ônibus: 3,3 mil
- Conversão proibida à esquerda: 528
- Estacionamento em local proibido: 490
- Estacionamento em vaga rápida: 371
- Avançar o sinal vermelho: 39
Monitoramento preventivo
Além da fiscalização, o sistema de videomonitoramento permite atuação preventiva, com identificação de acidentes em andamento, interferências no viário — como vazamentos, óleo na pista, animais ou veículos quebrados — e manifestações.
Mais informações sobre trânsito podem ser obtidas pelos canais do Fale Conosco Emdec, no site oficial, aplicativo da empresa ou pelo WhatsApp.




