Novas câmeras começam a multar na Av. José Amgarten nesta segunda (15)

Foto: Divulgação/ Emdec

Quem acessa o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, deve ficar atento às regras de trânsito. A partir desta segunda-feira (15), dois novos pontos de videomonitoramento na avenida José Amgarten começam a registrar infrações de trânsito.

As câmeras, com visão panorâmica de 360 graus, foram instaladas nos dois sentidos da via, tanto na entrada (Campinas–Viracopos) quanto na saída do aeroporto (Viracopos–Campinas). O principal objetivo é coibir o estacionamento irregular, prática recorrente na região, inclusive por veículos particulares e de transporte por aplicativo.

Imagens captadas durante o período de testes já flagraram esse tipo de infração, que compromete a fluidez do trânsito e aumenta o risco de acidentes.

Fiscalização remota

A fiscalização é feita de forma remota por agentes da mobilidade urbana que atuam no Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO), complementando o trabalho dos agentes em campo. A autuação é realizada diretamente a partir das imagens registradas pelas câmeras.

Entre 2024 e 2025, a avenida José Amgarten registrou quatro acidentes, sendo um com vítima ferida em 2024 e, em 2025, dois sem vítimas e um com feridos. Os dados são do CCO da Emdec, responsável por cerca de 30% dos registros de ocorrências no município.

Sinalização e penalidades

O trecho conta com sinalização de “Estacionamento Proibido” (placa R-6A). A parada é permitida apenas pelo tempo estritamente necessário para embarque e desembarque de passageiros. A infração é considerada média, com multa de R$ 130,16, quatro pontos na CNH e possibilidade de remoção do veículo.

Para reforçar a fiscalização, a Emdec instalou placas informando sobre o monitoramento por câmeras ao longo da via.

Controle de velocidade

A avenida José Amgarten também possui radares nos dois sentidos, que fiscalizam o cumprimento do limite de 70 km/h. A via é utilizada por cinco linhas do transporte coletivo que atendem o aeroporto.

Outras infrações monitoradas

Campinas conta com 13 pontos adicionais de fiscalização por videomonitoramento, localizados na região central e nos corredores das avenidas Amoreiras e Lix da Cunha. Entre janeiro e novembro de 2025, esses pontos registraram 17,9 mil infrações de trânsito.

As principais irregularidades flagradas foram:

  • Transposição de pista: 12,8 mil
  • Circulação em faixa exclusiva de ônibus: 3,3 mil
  • Conversão proibida à esquerda: 528
  • Estacionamento em local proibido: 490
  • Estacionamento em vaga rápida: 371
  • Avançar o sinal vermelho: 39

Monitoramento preventivo

Além da fiscalização, o sistema de videomonitoramento permite atuação preventiva, com identificação de acidentes em andamento, interferências no viário — como vazamentos, óleo na pista, animais ou veículos quebrados — e manifestações.

Mais informações sobre trânsito podem ser obtidas pelos canais do Fale Conosco Emdec, no site oficial, aplicativo da empresa ou pelo WhatsApp.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Foto: Divulgação/ Emdec

Árvore de Natal feita com 206 mil tampinhas celebra solidariedade na Emdec

Refis 2025 segue até 23 de dezembro em Santa Bárbara d’Oeste

Sindicato anuncia greve de funcionários da Petrobras nesta segunda (15)

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.