Um mês depois da instalação de duas novas câmeras de fiscalização na avenida das Amoreiras, em Campinas, a Emdec registrou 188 condutas de risco no trânsito. Os equipamentos foram ativados no dia 28 de outubro nos cruzamentos com a Rua Alves do Banho, no São Bernardo, e com a Avenida Senador Antônio Lacerda Franco, no Jardim do Lago.
A maioria das infrações foi por uso irregular das faixas exclusivas para ônibus: 103 casos. Outras 81 autuações foram por retorno proibido e quatro por estacionamento sobre a calçada. As multas são de R$ 293,47 para transitar na faixa exclusiva ou fazer retorno irregular e de R$ 195,23 para estacionar no passeio.
As câmeras têm visão de 360 graus e são monitoradas em tempo real pelo Centro de Controle Operacional da Emdec. Além de flagrar infrações, o sistema ajuda a acompanhar acidentes, veículos quebrados e manifestações.
Campinas tem hoje 13 pontos de fiscalização remota. Entre janeiro e novembro, eles registraram 17,9 mil infrações. A mais comum foi a transposição de pista, com 12,8 mil casos. Em seguida, aparece circular indevidamente em faixa exclusiva para ônibus, com mais de 3,3 mil registros.




