A Polícia Civil realiza neste fim de ano uma operação estadual para cumprir mandados de prisão contra acusados de violência doméstica. A ação, chamada Ano Novo, Vida Nova, começou nesta segunda-feira e deve ser finalizada apenas no fim da semana.
Na região, foram expedidos 84 mandados. Até agora, 17 foram cumpridos e cinco pessoas foram presas.
Na 1ª seccional de Campinas foram 18 mandados, sendo que quatro foram cumpridos e uma pessoa foi presa. Já na área da 2ª segunda seccional são 12 mandados ao todo, mas não foram registradas prisões.
Em Campinas, a primeira DDM tinha dois mandados em aberto. As diligências foram feitas em bairros como o Jardim São Marcos, onde um mandado de prisão foi cumprido.
Em Paulínia, a Delegacia de Defesa da Mulher tentou localizar cinco procurados por crimes graves contra mulheres. A equipe fez buscas em endereços nos bairros Jardim América e Monte Alegre, mas não encontrou os alvos. Um deles estava preso no CDP de Hortolândia e outro já tinha morrido.
Durante a operação, houve prisão em flagrante por agressão na Vila Georgia. Uma mulher foi espancada pelo companheiro com socos na cabeça e chutes nas costas. Ela pediu medidas protetivas e o homem foi levado para a cadeia pública.
A operação envolveu delegacias especializadas e apoio da Secretaria de Políticas para a Mulher. O objetivo é interromper ciclos de violência e garantir que agressores sejam responsabilizados. Em todo o Estado estão mobilizados 1,7 mil policiais civis e mais de 1 mil mandados estão sendo cumpridos.




