Câmara de Piracicaba aprova reajuste de até 15% em média no IPTU 2026

Foto: Reprodução/Prefeitura de Piracicaba

Os vereadores de Piracicaba aprovaram uma emenda negociada entre Câmara e Prefeitura para elevar o desconto do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em 15% em média no próximo exercício, 2026. O placar foi de 14 votos a favor e 6 votos contrários. 

O projeto é parte de uma reorganização tributária, que segundo a Prefeitura, busca adequar Piracicaba às regras da Reforma Tributária e corrigir a defasagem de 14 anos no valor do IPTU. 

A proposta seria votada no último dia 15, mas acabou barrada em razão da falta de quórum. Ontem, a Câmara de Piracicaba convocou uma sessão extraordinária para que o projeto fosse votado.

O texto votado nesta segunda-feira é um recuo em relação à primeira proposta, que previa uma elevação média de 21,5%. Essa nova proposta foi coassinada por 14 dos 23 vereadores da casa. 

A emenda analisada nesta segunda-feira (29) prevê que quase 100 mil imóveis, praticamente metade do total na cidade, seja alcançada por uma redução no valor médio

O projeto de lei complementar também cria um desconto de 10% para os contribuintes que estiverem com o IPTU em dia; e que pode chegar a 15% para aqueles que optarem pelo pagamento em cota única.  

O desconto de 5% para quem realizar o pagamento à vista também permanece, independentemente da situação anterior. 

Segundo a Prefeitura de Piracicaba, a Planta Genérica de Valores (PGV), documento que norteia o valor do IPTU, acumula defasagem de 14 anos. Para o novo projeto, Piracicaba contratou uma empresa de fotografia aérea e a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas). 

Apesar disso, o projeto e suas emendas foram duramente questionados pela oposição. O vereador André Bandeira (PSDB) questionou números apresentados pela Prefeitura, que mostram que a variação do IPTU em algumas regiões poderia oscilar de 950% a 2000%. 

“Como é que dá pra gente concordar com propostas como esta? Em bairros periféricos da nossa cidade aonde mora a população mais humilde do nosso município tendo um aumento dessa proporção, já agora em 2026”, perguntou.

A vereadora Rai de Almeida (PT) citou o exemplo de outras capitais, como São Paulo, que têm optado por um aumento gradual e em percentuais menores que os de Piracicaba. A parlamentar também reclamou da falta de tempo para debate nas audiências públicas que discutiram o reajuste do IPTU. 

“Em São Paulo, ela está fazendo a sua atualização de forma gradual e progressiva, de 2026 a 2030. Sabe a quanto? No máximo de 10% a 15%. Aqui em Piracicaba, começa com 25%”, reclamou.

O vereador Gustavo Pompeo (Avante) rebateu, e afirmou que as propostas tiveram amplo espaço de discussão, e que corrigem distorções entre valores declarados e valores corretos na cobrança do IPTU. 

“Todas as conversas que eu tive foi com a população que me procurou, seja em imobiliária, construtora, liderança de bairro. Com os técnicos. Nós não estávamos lá de madrugada, como foi falado aqui. Eu estou estudando e ainda aberto para qualquer um que queira discutir, mas discutir sobre o que está no projeto, e não o que alguém falou, o que alguém citou, porque aí fica uma discussão imaginária”, argumentou.

O projeto aprovado pelos vereadores agora precisa ser sancionado pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD)

Ao todo, Piracicaba tem 232 mil imóveis. A Prefeitura promete manter a isenção para 2.031 imóveis que são alcançados pela isenção tributária. 

O aumento médio do ITBI, para 3%, também foi incluído no texto desse projeto. Segundo a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, a localização, o tipo de imóvel e o estado de conservação também vão ser avaliados no cálculo do valor do IPTU. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Emdec registra aumento expressivo de agressões contra agentes de trânsito em Campinas

Entrega de viaduto em Hortolândia atrasa e obra só deve ser inaugurada em janeiro

Veja se bancos, lotéricas e shoppings de Campinas abre no final de ano 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.