A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, em Hortolândia, a Operação Chargeback, com o objetivo de identificar e apreender eletrônicos comprados de forma fraudulenta por meio do uso indevido de benefícios concedidos a funcionários de uma empresa do setor de eletroeletrônicos.
Segundo as investigações, os criminosos obtinham códigos individuais de colaboradores e utilizavam os dados para comprar grandes quantidades de celulares e outros produtos por valores abaixo do mercado. As mercadorias eram enviadas a endereços específicos, apontados como principais destinatários, com indícios de revenda. Após a contestação das compras pelos funcionários prejudicados, a empresa assumia o prejuízo, estimado em cerca de R$ 4 milhões.
Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Hortolândia. Durante a ação, a polícia apreendeu três armas de fogo, 134 munições, 50 garrafas de vinho contrabandeadas, além de um celular, um tablet, três televisores, uma geladeira e dois aparelhos de ar-condicionado, todos apontados como objetos de desvio.
De acordo com o balanço parcial, cerca de R$ 50 mil em produtos foram recuperados. Quatro pessoas foram presas pelos crimes de porte ilegal de arma, descaminho e receptação.
As investigações seguem em andamento, com apoio da empresa fabricante, que auxilia na identificação dos eletrônicos adquiridos de forma ilícita, e buscam identificar outros integrantes do grupo criminoso.




