Radar meteorológico é entregue para agilizar atendimento de emergências climáticas

ALERTAS DEFESA CIVIL, NOVO RADAR METEOROLÓGICO UNICAMP
Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

O novo Radar Meteorológico de Campinas foi lançado nesta quarta-feira (3) pela Defesa Civil do Estado, em parceria com a Unicamp, a AgemCamp e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas.

O equipamento está instalado no Cepagri, o centro de pesquisas da universidade, e tem um raio de cobertura de 100 quilômetros. São feitas medições completas a cada 10 minutos, que servem para análise técnica do envio de alertas via SMS em tempo real para a população. 

O lançamento contou com um simulado prático de um alerta para testar o funcionamento do sistema. Com a tecnologia chamada Cell Broadcasting, não é preciso estar cadastrado no sistema da Defesa Civil de alertas via SMS, já que ele faz o aviso para todos os celulares disponíveis no raio de alcance da rede.

O novo radar oferece às autoridades dados mais precisos sobre o volume de chuva, contribuindo principalmente para a prevenção de desastres naturais, mas também para setores como a agricultura de precisão.

ALERTAS DEFESA CIVIL, NOVO RADAR METEOROLÓGICO UNICAMP
Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas

Ele é capaz de identificar os tipos de partículas presentes nas nuvens, gotas de chuva, granizo e gelo, por exemplo, aumentando a precisão na identificação e intensidade dos fenômenos meteorológicos.

Os alertas incluem eventos como vendavais, tempestades, risco de enchentes e áreas de risco para deslizamentos de terra. Além de apontar o risco, a mensagem também terá as orientações aos moradores do que fazer, como buscar abrigo em locais seguros, por exemplo.

O investimento na nova estrutura foi de R$ 1,4 milhão e servirá para todos os municípios que integram a Região Metropolitana de Campinas.

Além da Defesa Civil de São Paulo, todas as regionais dos municípios também receberam acesso para os dados do radar. A estratégia favorece a integração entre cidades e o Estado para enfrentar as emergências climáticas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Verdadeira inclusão virá pelo respeito à autonomia, defendem PCDs em Campinas

Região de Campinas ainda pode ter chuva nesta 4ª feira; calor ainda predomina

Justiça determina volta imediata das linhas de ônibus em SBO

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.