Rômulo Amaro é eleito presidente do Guarani

Foto: Raphael Silvestre/GuaraniFC

O Guarani definiu, neste domingo (14), a diretoria que comandará o clube no próximo triênio, entre 2026 e 2028. Em eleição realizada com os sócios, Rômulo Amaro, da chapa “Avante Meu Bugre”, foi eleito presidente do Bugre. A nova gestão terá como vice-presidentes Adriano Marconatto e Erik Franco.

De acordo com o clube, antes da votação houve a análise de um recurso apresentado à assembleia, e a maioria dos sócios decidiu pela impugnação da chapa “Meu Bugre Forte”, encabeçada por Felipe Roselli, por irregularidades na candidatura, conforme previsto no Estatuto Social do clube.

A chapa vencedora recebeu 270 votos. Ao todo, foram registrados 339 votos, sendo 17 em branco e 52 nulos — destes, 34 relacionados à chapa impugnada.

Em nota oficial, o Guarani destacou que o processo eleitoral ocorreu de forma democrática, reafirmou o compromisso com a transparência e a legalidade e agradeceu a participação dos sócios que compareceram para exercer o direito ao voto.

A chapa “Meu Bugre Forte”, liderada por Roselli divulgou um comunicado após a decisão da impugnação. (leia abaixo)

“Em um primeiro momento, o resultado foi proclamado e é legítimo. Seguimos todos os trâmites que constam no nosso estatuto. Mas a gente sabe que, qualquer pessoa que se sinta prejudicada, pode procurar o Poder Judiciário, e nós ouvimos a oposição dizendo que procuraria o Poder Judiciário para garantir seu direito de participação no processo eleitoral. Entendemos que tudo que nos cabia foi feito de maneira adequada, dentro do estatuto. É possível que entrem com ação, mas entendo que o processo ocorreu de maneira legítima. Nesse momento, o Guarani tem seu Conselho de Administração, seu Conselho Deliberativo e seu Conselho Fiscal devidamente eleitos”, afirmou o atual presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Dias, após o encerramento da assembleia.

PRONUNCIAMENTO OFICIAL – CHAPA MEU BUGRE FORTE

A Chapa Meu Bugre Forte vem a público esclarecer e manifestar sua profunda preocupação com os graves fatos ocorridos no dia da eleição.

Nossa chapa foi regularmente inscrita, analisada e devidamente homologada pela Comissão Eleitoral, após o cumprimento integral de todas as exigências previstas no Estatuto e no Regulamento Eleitoral do Guarani Futebol Clube.

Durante a assembleia de abertura, convocada para apreciação de recursos, o presidente da Comissão Eleitoral defendeu de forma clara e inequívoca a decisão de homologação da nossa chapa, reafirmando que todos os requisitos legais e estatutários haviam sido plenamente atendidos.

Ainda assim, de maneira temerária e antidemocrática, foi apresentado um recurso manifestamente infundado, com o objetivo de impugnar uma chapa já homologada, em evidente afronta ao devido processo eleitoral.

De forma ainda mais grave, a decisão que resultou na não realização da eleição foi aprovada por um bloco formado pela situação, com o apoio da chapa Renova Guarani, configurando uma medida extrema que impediu o exercício do voto livre e soberano dos associados.

Tal deliberação representa uma ruptura institucional, pois suprime o direito ao voto, desrespeita a autoridade da Comissão Eleitoral e subverte os princípios democráticos que regem a vida associativa do Guarani Futebol Clube.

Não se trata de uma disputa entre chapas, mas de uma tentativa clara de impedir a manifestação da vontade do sócio, criando um precedente grave e incompatível com a história do Guarani.

A Chapa Meu Bugre Forte reafirma seu compromisso com a legalidade, com a transparência e com a democracia. Não aceitaremos que manobras regimentais ou expedientes artificiais substituam o voto legítimo do associado.

O Guarani é maior do que qualquer grupo ou interesse circunstancial.
Defender a democracia é defender o Guarani.

Felipe Roselli
Chapa Meu Bugre Forte

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Capivariano anuncia contratação do atacante Felipe Azevedo

Vôlei Renata encerra primeiro turno da Superliga na liderança após vitória sobre Juiz de Fora

Guarani confirma mais duas contratações e chega a 11 reforços para 2026

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.