A concessionária Rota das Bandeiras começa nesta quinta-feira (4) uma nova etapa das obras de recuperação do pavimento da rodovia D. Pedro I (SP-065), entre Bom Jesus dos Perdões e a divisa de Itatiba com Valinhos.
Pela primeira vez, será usada a técnica chamada reciclagem a frio com emulsão asfáltica, que reaproveita o próprio revestimento da pista e reduz prazos e impacto ambiental.
O processo consiste em triturar a camada antiga do asfalto e misturá-la com cimento e emulsões asfálticas. Depois, o material é compactado na pista. Três horas após a aplicação, o trecho pode ser liberado para o tráfego. A técnica evita o transporte do material para usinas, o que reduz a emissão de CO₂.
As obras serão feitas de segunda a sexta, das 22h às 5h, com interdição de uma faixa. Aos fins de semana, os trabalhos podem ocorrer durante o dia, quando o movimento é menor. A primeira intervenção acontece no km 74, em Atibaia, na pista sentido Campinas.
A recuperação profunda vai atingir 30 centímetros do pavimento e, depois, todo o trecho receberá microrrevestimento para uniformizar a pista. A previsão é concluir essa etapa até agosto de 2026. Também haverá obras na rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), entre Campinas e Paulínia.




