Rota das Bandeiras inicia nova técnica de recuperação da D. Pedro I

Foto: Divulgação

A concessionária Rota das Bandeiras começa nesta quinta-feira (4) uma nova etapa das obras de recuperação do pavimento da rodovia D. Pedro I (SP-065), entre Bom Jesus dos Perdões e a divisa de Itatiba com Valinhos.  

Pela primeira vez, será usada a técnica chamada reciclagem a frio com emulsão asfáltica, que reaproveita o próprio revestimento da pista e reduz prazos e impacto ambiental. 

O processo consiste em triturar a camada antiga do asfalto e misturá-la com cimento e emulsões asfálticas. Depois, o material é compactado na pista. Três horas após a aplicação, o trecho pode ser liberado para o tráfego. A técnica evita o transporte do material para usinas, o que reduz a emissão de CO₂. 

As obras serão feitas de segunda a sexta, das 22h às 5h, com interdição de uma faixa. Aos fins de semana, os trabalhos podem ocorrer durante o dia, quando o movimento é menor. A primeira intervenção acontece no km 74, em Atibaia, na pista sentido Campinas. 

A recuperação profunda vai atingir 30 centímetros do pavimento e, depois, todo o trecho receberá microrrevestimento para uniformizar a pista. A previsão é concluir essa etapa até agosto de 2026. Também haverá obras na rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), entre Campinas e Paulínia. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Córrego Hortolândia, obra para combater enchentes em córrego de Hortolândia.

Obra onde jovem morreu afogada está “travada” desde 2004 por causa da Artesp, diz concessionária

Unicamp quer tornar a internet 5G mais rápida e segura; saiba como

Polícia prende suspeito de golpe do bilhete premiado em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.