TSE mantém impugnação e Tuiuti terá nova eleição para prefeito

Amarildo Lima (PSB) foi eleito para a Prefeitura nas eleições de 2024. Foto: Reprodução.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, de forma unânime nesta quinta-feira (11), rejeitar o agravo regimental apresentado por Amarildo Lima (PSB) contra a decisão que barrou a candidatura dele à Prefeitura de Tuiuti. Mesmo tendo sido o candidato mais votado nas eleições, ele teve o registro negado com base na Lei da Ficha Limpa.

Em vídeo encaminhado ao Grupo EP, Amarildo informou que não pretende recorrer novamente e que agora irá concentrar esforços nas novas eleições.

Com o encerramento oficial do processo, caberá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) definir as orientações e marcar a data da eleição suplementar que escolherá o novo prefeito da cidade, que tem cerca de 6,7 mil moradores.

Como o resultado de 2024 estava sub judice, quem assumiu o comando do Executivo em 1º de janeiro de 2025 foi o vereador Alexandre Tadeu Gonçalves, eleito presidente da Câmara.

A candidatura de Amarildo havia sido negada previamente pelo juiz André Gonçalves de Souza, da 298ª Zona Eleitoral, com base na Lei das Inelegibilidades, a chamada Lei da Ficha Limpa.

De acordo com o processo, a Justiça Eleitoral aceitou a impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e considerou o candidato do PSB inelegível devido a duas condenações no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

A primeira condenação é de um processo criminal iniciado em 2003, relacionado ao parcelamento irregular do solo. Amarildo foi condenado nas duas instâncias e quitou a pena, com pagamento de multa, em 2017. Para o MPE, o prazo de inelegibilidade começou a contar naquele ano, o que o tornaria inelegível até 2025.

A segunda ação é de improbidade administrativa, aberta em 2012, por uso de um veículo da Prefeitura de Tuiuti para assistir a partidas de futebol em uma cidade próxima. Nesse caso, Amarildo foi condenado à perda dos direitos políticos, sanção que, segundo o Ministério Público Eleitoral, ainda está em vigor.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Viracopos opera normalmente nesta sexta, mas ao menos duas partidas já foram canceladas

Valinhos consegue recursos federais para construir nova estação de tratamento de esgoto

Limeira começa a implantar primeiros semáforos inteligentes no trânsito

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.