Turismo regional: Espirito Santo do Pinhal estima movimentar mais de R$ 7 milhões em dezembro

Foto: Vinícola Mirantus/Reprodução

Também conhecida como Toscana Brasileira, a cidade de Espírito Santo do Pinhal já é um atrativo turístico consagrado na região de Campinas. Localizado a menos de 100 quilômetros da metrópole, o município recebeu esse apelido pelas paisagens montanhosas características da Serra da Mantiqueira, região onde está situado, pelas plantações de café e uva e a alta gastronomia.

Segundo a Secretaria de Turismo e Eventos, a cidade recebe cerca de 10 mil visitantes por semana e cada turista investe, em média, R$ 1.600 para desfrutar dos atrativos. Com isso, o município estima somente para o mês de dezembro mais de R$ 7 milhões em movimentação financeira, considerando os setores de restaurantes e hotelaria.

Foto: Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal/Reprodução

Apesar da boa expectativa, dezembro costuma ser um mês de menor movimentação turística na cidade em relação ao turismo rural. Nessa época, a tradicional Festa de Santa Luzia é que garante o público de mais de 100 mil pessoas na Terra do Café, como detalha o Diretor de Turismo, Thiago Palombo.

A pequena cidade que fica aos pés da Serra da Mantiqueira carrega ainda traços de herança italiana, tem construções históricas e se tornou referência na produção de cafés e vinhos especiais no interior paulista.

Lago Municipal Iria Mota, em Espírito Santo do Pinhal. Foto: Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal/Reprodução

Esses, inclusive, estão entre os principais atrativos de Espírito Santo do Pinhal. Nove vinícolas oferecem passeios e degustações aos visitantes, assim como as fazendas produtoras de café, com a apresentação de histórias e sabores em meio às paisagens. Além do turismo rural, há também as opções de experiências gastronômicas pelos bares e restaurantes da cidade. 

As vinícolas foram as pioneiras nesse tipo de turismo. Logo depois, as fazendas de café se inspiraram no modelo de negócio e se tornaram também um dos principais atrativos.

O diretor de turismo explica que esse movimento de empresas voltadas para o setor vem crescendo nos últimos 20 anos.

Foto: Vinícola Guaspari/Reprodução

Thiago Palombo acredita que o turismo mudou após a pandemia de covid-19. Agora, as pessoas têm buscado destinos diferentes dos mais comuns, como capitais e zonas litorâneas.

Para fortalecer a economia da cidade nessa época, o Município também investiu na decoração natalina do centro histórico. Além das luzes e enfeites nas ruas e avenidas, a programação inclui apresentações temáticas de Natal e shows musicais, até 23 de dezembro.  

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

GM resgata galos com sinais de maus-tratos e prende homem em Americana

Entenda quando o benefício de isenção das tarifas do pátio é concedido pela Emdec

Retrospectiva 2025: O milagre chamado Pedro Severino

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.