Unicamp adia debate sobre autarquização da saúde no Consu

Foto: Antônio Scarpinetti/Unicamp

O Conselho Universitário da Unicamp retirou da pauta, nesta terça-feira (2), a discussão sobre o projeto que prevê a autarquização da área da saúde e a expansão acadêmica da universidade. O tema volta a ser analisado na próxima sessão extraordinária, marcada para 16 de dezembro.

Hoje, a área da saúde faz parte do organograma da Unicamp, e a universidade é responsável pelo custeio, que deve chegar a cerca de R$ 1,1 bilhão em 2025. A proposta segue modelos já adotados nas Faculdades de Medicina da USP, há quatro décadas, e da Unesp, em Botucatu, desde 2010.

Pelo projeto, será criada uma autarquia chamada Hospital de Clínicas da Unicamp (HC-Unicamp), que vai reunir oito órgãos, incluindo o Hospital Central e o Hospital da Mulher Caism. A estrutura terá presidência, conselho deliberativo e órgãos técnicos e administrativos. O conselho será formado por nove membros: presidente do HC-Unicamp, diretor e vice-diretor da Faculdade de Ciências Médicas, representantes das faculdades de Enfermagem, Ciências Farmacêuticas e Odontologia, além de um representante dos servidores.

A mudança busca aliviar os custos da universidade e garantir recursos para ampliar cursos, abrir novas vagas e contratar servidores. Até 2036, o plano prevê mais de 11,5 mil novos estudantes, contratação de 614 docentes e 1.390 funcionários, além de investimentos em prédios e laboratórios.

O projeto começou a ser discutido em setembro, após sinal verde do governo estadual, e foi apresentado à comunidade universitária em reuniões realizadas entre novembro e dezembro.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba inicia liberação do Aedes do Bem no Centro para combater dengue

Poste ficou destruído na Avenida Abolição

Poste é encontrado destruído e interdita faixa da Avenida Abolição em Campinas

Santa Bárbara d’Oeste entrega nova represa e amplia capacidade de abastecimento

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.