A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira, 22 de janeiro, o quarto alerta sobre arboviroses neste ano. O documento apontou que 28 bairros estão com alto risco de transmissão de dengue. Por isso, as ações contra o mosquito Aedes aegypti, que também transmite zika e chikungunya, serão intensificadas.
As regiões com maior risco são:
- Leste: Vila 31 de Março, Jardim Conceição, Parque Brasília, Jardim Boa Esperança.
- Noroeste: Jardim Sulamérica, Jardim Santa Rosa, Chácaras Cruzeiro do Sul.
- Norte: Jardim Eulina.
- Sudoeste: DIC II e III, Vida Nova I e II.
- Sul: Jardim Campo Belo II, Jardim Fernanda I e II, Jardim Dom Gilberto.
- Suleste: Vila Ipê, Jardim Amazonas, Vila Georgina, Jardim dos Oliveiras, Parque Jambeiro, Vila Orosimbo Maia, Jardim Carlos Lourenço, Jardim Itatiaia, Jardim Itayu, Jardim Andorinhas, Jardim Santa Eudóxia, Jardim New York.
O alerta reforçou a importância de eliminar criadouros dentro das casas. Levantamento estadual mostra que 80% dos focos do mosquito estão em residências. É preciso evitar acúmulo de água em latas, pneus e outros objetos, trocar a água dos vasos a cada dois dias e limpar os pratinhos semanalmente. Caixas d’água devem ficar bem vedadas e vasos sanitários sem uso precisam permanecer fechados.
Agentes vão trabalhar nos bairros com ações intensificadas. A orientação é receber as equipes e seguir as recomendações. Em caso de dúvida sobre a identidade dos agentes, os telefones são 156, de segunda a sexta, e 199, nos fins de semana e feriados.