CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Combustíveis sobem e repetem níveis de 2022 no início de 2026 em Campinas

Economista diz que valores podem até sofrer pequenos aumentos, mas a tendência é de algum controle ao longo do ano
combustíveis
Foto: Arquivo CBN

Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostram que, neste começo de 2026, os preços da gasolina e do etanol em Campinas voltaram a patamares muito próximos aos de 2022, um ano marcado por instabilidade econômica, pandemia e tensão internacional.

A diferença é que, naquele ano, o país ainda vivia os reflexos da pandemia de Covid-19, além da política de preços da Petrobras e do início da guerra entre Rússia e Ucrânia. Em 2026, o cenário é outro. Ainda assim, o combustível continua caro.

Segundo o economista Eli Borochovicius, os impostos têm peso significativo na composição do preço final pago pelo consumidor. Ele explica que, nos próximos meses, os valores podem até sofrer pequenos aumentos, mas a tendência é de algum controle ao longo do ano, especialmente por se tratar de um período eleitoral, repetindo a dinâmica observada em 2022.

Enquanto isso, quem depende do carro para trabalhar segue fazendo contas, pesquisando preços e até reduzindo trajetos para tentar equilibrar o orçamento no fim do mês.

Conteúdos