Confirmação recente de raiva em morcego reforça alerta para vacinação de pets em Itapira

Foto: Prefeitura de Itapira

A confirmação de raiva em um morcego encontrado em Itapira voltou a acender o alerta para os cuidados com cães e gatos no município. O animal, um morcego não hematófago, foi localizado morto no dia 12 de dezembro, na garagem de uma residência no condomínio Recanto Itapirinha, mas o resultado positivo para a doença foi confirmado apenas no início de 2026, após análise do Instituto Pasteur.

Segundo o Serviço de Controle de Zoonoses, mesmo morcegos que não se alimentam de sangue podem transmitir o vírus da raiva de forma acidental, principalmente em situações de defesa, quando entram em contato com animais domésticos ou pessoas.

A orientação é para que tutores mantenham a vacinação antirrábica de cães e gatos em dia. De acordo com a Zoonoses, é comum que pets tentem caçar ou brincar com morcegos encontrados no chão, o que aumenta o risco de transmissão.

O serviço também reforça que morcegos mortos, caídos ou expostos ao sol não devem ser manipulados. A recomendação é acionar a equipe da Zoonoses para o recolhimento adequado do animal e o encaminhamento para análise.

Em 2025, Itapira registrou outros dois casos de raiva animal: um envolvendo uma novilha trazida de outro município e outro em um morcego frugívoro. Com a confirmação recente do terceiro caso, o município mantém o monitoramento e reforça as orientações preventivas à população.

A vacinação antirrábica de cães e gatos é gratuita em Itapira e feita mediante agendamento pelo telefone (19) 3913-9391 ou pelo WhatsApp (19) 99723-1295.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Pitbull ataca adolescentes e deixa jovem ferido em Mogi Mirim

Desfile de Muladeiros altera trânsito em Valinhos neste domingo

Emdec monta esquema especial de trânsito para jogo do Guarani no Brinco de Ouro

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.