CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Córrego do Baronesa acumula lixo e traz riscos durante chuvas

A região do córrego no bairro Jardim Baronesa, em Campinas, entre as ruas Serra D’Água e Serra Dourada, é um ponto recorrente de descarte irregular de lixo. A reportagem da

Córrego do Baronesa acumula lixo e traz riscos durante chuvas
Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

A região do córrego no bairro Jardim Baronesa, em Campinas, entre as ruas Serra D’Água e Serra Dourada, é um ponto recorrente de descarte irregular de lixo. A reportagem da CBN flagrou diversos tipos de resíduos misturados à terra as margens do local, e também dentro do leito do córrego.

Moradores relatam que, em períodos de chuva intensa, a Rua Serra Dourada alaga,  porque o córrego não tem capacidade para escoar todo o volume de água.
O morador José Carlos Vieira afirma que quase teve o carro arrastado para dentro do córrego durante um alagamento na região.

A reportagem questionou a Prefeitura de Campinas sobre a limpeza do trecho e se a área está incluída no mapa de obras do Município, com intervenções que evitem novos alagamentos. O Executivo também foi questionado sobre a possível instalação de barreiras ou contenções para reduzir o risco de acidentes.

Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

Sobre a limpeza, a Secretaria de Serviços Públicos informou que realizou uma intervenção emergencial no local para contenção do assoreamento e limpeza, para diminuir os impactos do descarte irregular e melhorar o escoamento das águas.

Explicou que a limpeza foi realizada recentemente e que a terra retirada do desassoreamento do córrego seria removida. A pasta apontou a importância de a população contribuir para não realizar o descarte de lixo na área.

Ressaltou ainda que o ecoponto mais próximo está a menos de 500 metros, na rua Serra d’Água, 427, ao lado do Centro de Saúde Paranapanema.

Parque Linear Córrego Proença

De acordo com a Prefeitura, uma solução definitiva para o córrego é a construção do Parque Linear do Córrego Proença, que além de resolver os alagamentos, colabora para evitar os descartes irregulares na região.

A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade prevê revitalização ambiental e urbanização das margens. Os projetos básicos estão em desenvolvimento, com entrega prevista para março de 2026. Após isso, haverá a licitação para execução.

O orçamento previsto para a obra é de R$ 1.646.184,56 do Fundo Municipal de Recuperação, Manutenção e Preservação do Meio Ambiente (Proamb). Segundo a Prefeitura, a obra também tem recursos garantidos do BNDES, de R$ 4.306.589,56.

Os principais bairros atendidos serão, além do Jardim Proença, Paranapanema, Baroneza e São Fernando.

Com relação à defensa metálica para evitar acidentes no córrego, a Emdec informou, em nota, que nos próximos dias fará uma vistoria pra avaliar a situação e a melhor solução para garantir a segurança dos moradores.

Pontos de descarte de lixo na região

Outras vias do bairro também tiveram pontos de descarte irregular apontados por ouvintes da CBN, as ruas Dom Otávio Chagas de Miranda e a Serra d’ Água.

Descarte irregular de lixo no Jardim Baronesa, em Campinas
Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

Sobre isso, a Secretaria de Serviços Públicos informou que o caminhão da Operação Cata-Treco passou pelas vias no dia 15 de janeiro, conforme calendário disponível no site da Prefeitura. Mesmo assim, uma equipe seria encaminhada ao local para recolher os materiais que foram dispensados.

A Prefeitura destacou que o caminhão Cata-Treco passa apenas uma vez em cada rua. Por isso, os materiais inservíveis devem ser colocados em frente às casas até as 7h da manhã do dia da coleta.

Conteúdos