A operação foi realizada na tarde desta quarta-feira (21) por agentes da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana. O estabelecimento funcionava na Estrada Municipal Antônio Nazareno Gomes, em Hortolândia.
Os trabalhos foram acompanhados pela Vigilância Sanitária de Hortolândia, além de técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.
Dois homens, de 67 e de 42 anos, foram conduzidos à delegacia para esclarecimentos, onde foram autuados em flagrante.
A Polícia Civil chegou ao local depois de investigações de campo que constataram que o lugar era usado para o abate irregular de animais, em sua maioria aves.
Segundo a corporação, o local também armazenava animais de forma imprópria para o consumo, em condições insalubres e inadequadas, com resíduos de carnes animais, vísceras e sangue descartados a céu aberto e que atraiam animais carniceiros.
Dentro do imóvel, os agentes encontraram 20 freezers com aves e carne suína que não passaram por inspeção sanitária. Ao todo, cerca de duas toneladas de carne foram descartadas.
A Polícia também constatou que o local não tinha relógio de energia, e usava uma ligação clandestina.
Os dois homens detidos vão responder por crime contra as relações de consumo e crime ambiental, pela operação do abatedouro clandestino; e crime de furto de energia elétrica mediante fraude pelo gato no medidor.