As eleições são no dia 6 de outubro, mas a corrida eleitoral não precisa ser exatamente na última hora para você regularizar sua situação com o título. Você precisa, esse ano, tirar ao menos 5 minutos para baixar o aplicativo e-Título, caso não tenha, e verificar se sua biometria está cadastrada, se sua sessão eleitoral não mudou, ou até mesmo verificar se não tem multas a pagar por não ter comparecido em algum turno passado.
A chefe de cartório eleitoral em Campinas, Egle Prado, lista algumas das ferramentas que você pode usar no e-Título.
Para usar, basta baixar o aplicativo gratuitamente nas lojas virtuais e fazer o cadastro com dados pessoais. É necessário informar número do título, CPF, nome completo e data de nascimento. Em alguns casos, o sistema pode pedir uma foto para validação. Até por isso, o app pode ser usado como documento de identificação.
Egle Prado lembra que a Justiça Eleitoral segue trabalhando o ano todo, não apenas no período em que vamos às urnas, mas que o atendimento presencial é apenas para casos específicos, como para quem vai tirar o título pela primeira vez, já que não há compartilhamento da biometria coletada no alistamento militar com a Justiça Eleitoral, por exemplo.
Mas, o principal foco de atenção que você precisa ter é com relação às mudanças de zonas eleitorais, como ela conta.
Por ser algo específico dessas eleições de atrásra, é possível que a alteração não apareça no e-Título, por isso a necessidade de ficar ainda mais atento.
Este ano vamos escolher presidente, senador, deputados estadual e federal.