A empresa responsável pelo aluguel de patinetes em Campinas suspendeu, entre fevereiro e novembro, 200 contas de clientes pelo fato de não cumprirem as regras estabelecidas para o uso responsável do equipamento.
De acordo com informações da empresa, são 60 mil usuários cadastrados em Campinas.
Apenas entre os meses de setembro e novembro, a empresa suspendeu 78 contas. Desse total, 63 vieram pelos canais de atendimento ao público e 15 pelo Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO). A Emdec informou que situações de mau uso são repassadas para a Jet, que pode aplicar sanções como restrição do acesso ao aplicativo.
No primeiro semestre, 122 contas já haviam sido bloqueadas. Os casos incluem patinetes deixados em calçadas, circulação imprudente e uso por menores de idade.
O último balanço divulgado pela empresa revela que o uso cresceu mesmo com a redução dos pontos de distribuição, que caíram de 355 para 240 pontos em novembro, concentrados Parque Taquaral e a região Central.
Segundo a empresa, o perfil de utilização segue concentrado no Centro e no Cambuí durante a semana, principalmente nos horários de deslocamento para trabalho e estudo, enquanto aos fins de semana a maior demanda ocorre na região do Taquaral.
O aluguel é feito por meio de aplicativo, com pagamento por cartão ou Pix. A tarifa inclui taxa de ativação e valor por minuto, que pode chegar a R$ 0,80 em dias úteis e R$ 0,90 em fins de semana e feriados.
A devolução deve ser feita em uma das 50 “estações virtuais”, identificadas no aplicativo da empresa.
Quem presenciar irregularidades pode denunciar pelo telefone 118, pelo WhatsApp (19) 3731-2910 ou pelo site oficial da empresa.




