Moradores do bairro Jardim Alzira, em Pedreira, reclamam de um forte cheiro químico vindo de uma empresa de artesanato. Segundo eles, o odor tem causado problemas de saúde. A empresa foi autuada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) na última quinta-feira (15).
As casas ficam bem próximas à empresa. Eduardo Uttemberge relatou que o odor vem provocando problemas de saúde na família e nos animais de estimação. Segundo ele, a situação começou há cerca de três meses.
Outros moradores da rua também confirmaram o incômodo, como Gabriel Godoy
Já a aposentada Marina Amorim disse que inicialmente não sabia de onde vinha o cheiro.
Em nota, a empresa Orcia informou que recebeu uma notificação de advertência com caráter orientativo para adequações pontuais no sistema de ventilação e exaustão. Além disso, garantiu que já está providenciando todas as melhorias técnicas solicitadas pelo órgão ambiental para que não haja nenhum desconforto à comunidade. Finalizou dizendo que opera em Pedreira com total compromisso com a legislação e respeito ao meio ambiente.
A Cetesb informou que a empresa responsável pelo mau cheiro deverá adotar medidas corretivas e apresentar, em até dez dias, a comprovação das ações realizadas. A Cetesb segue acompanhando o caso.