Adolescentes que ainda não se vacinaram contra o HPV ganharam mais tempo para colocar a saúde em dia. A Prefeitura de Hortolândia prorrogou a busca ativa e a vacinação contra o vírus para jovens de 15 a 19 anos até o primeiro semestre deste ano, seguindo determinação do Ministério da Saúde. A medida foi adotada devido à baixa cobertura vacinal. A imunização desse público no município começou em setembro do ano passado.
A vacina está disponível diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 15h30. O adolescente pode comparecer desacompanhado, apresentando CPF e carteira de vacinação. Caso não tenha o documento, a equipe da UBS confecciona uma nova na hora. Em caso de extravio, também é possível solicitar uma segunda via no local.
Para facilitar o acesso, sete UBSs funcionam com horário ampliado. Até às 17h30, atendem as unidades Amanda II, Dom Bruno Gamberini, Rosolém e Santa Clara. Até às 18h30, as UBSs Amanda I, Figueiras e Parque do Horto.
A busca ativa é voltada para adolescentes que não receberam a vacina na faixa etária de 9 a 14 anos, período recomendado pelo Ministério da Saúde.
O HPV, sigla para Papilomavírus Humano, pode causar câncer de colo de útero nas mulheres. Em meninos, o vírus pode provocar câncer no órgão genital, na região do ânus e na orofaringe (parte da garganta localizada no fundo da boca).




