Justiça autoriza perícia em equipamentos da Estapar, diz prefeitura de Americana

Foto: Prefeitura de Americana

A Justiça de Americana autorizou a produção antecipada de provas em equipamentos usados pela Estapar, responsável pelo estacionamento rotativo da cidade.  

A informação foi repassada nesta quinta-feira pela prefeitura de Americana, que fez um pedido, no mês passado, para que sejam periciados um carro com câmeras, celulares, computadores e bancos de dados da concessionária. 

Na decisão, o juiz da 1ª Vara Cível Rodrigo de Castro Carvalho afirmou que dados digitais e registros de sistema podem ser facilmente alterados ou apagados com o tempo, o que justificou a medida. Foram nomeados dois peritos, um da área de tecnologia e outro da área contábil, para analisar os equipamentos e documentos. 

A investigação começou depois que um vídeo circulou nas redes sociais mostrando um carro com câmeras circulando pelo centro, supostamente fiscalizando a área azul. Esse tipo de fiscalização é proibido pelo contrato firmado entre a empresa e o município. 

Ainda em dezembro, a prefeitura chegou a anunciar a suspensão do serviço, que começaria em 1º de janeiro. Mas, a Estapar entrou com um pedido no Tribunal de Justiça de São Paulo, que concedeu liminar para que a Área Azul continue funcionando. 

A prefeitura informou que vai acompanhar o trabalho dos peritos até a conclusão da apuração.

A Estapar preferiu não se pronunciar sobre o processo judicial em andamento.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prefeitura de Piracicaba recolhe fragmentos de painel histórico no Parque do Mirante

Homem condenado por crimes sexuais é preso na Itália após denúncia de GCM de Piracicaba

Campinas registra primeiros casos de dengue de 2026; 23 bairros estão em risco

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.