A Prefeitura de Limeira anunciou ter formalizado uma ação junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (30) para questionar as constantes falhas no serviço prestado pela concessionária Neoenergia Elektro na cidade.
Os problemas mais graves apontados na comunicação foram constatados após o temporal de quinta-feira (29), como a falta de podas regulares de árvores próximas à rede elétrica e a demora excessiva no restabelecimento da energia após interrupções. A Administração também menciona as falhas recorrentes no abastecimento dos imóveis na zona rural da cidade, mesmo em dias com condições climáticas estáveis.
A Prefeitura questiona o impacto para a qualidade de vida de moradores, especialmente pessoas idosas, que dependem de equipamentos ligados à rede elétrica para cuidados de Saúde. O prejuízo econômico para comerciantes, prestadores de serviço, produtores rurais e empresas também é mencionado, especialmente em serviços considerados essenciais.
Em nota também divulgada nesta sexta-feira (30), a Neoenergia Elektro afirma não ter sido formalmente notificada pela Prefeitura, mas se mantém à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários.
A companhia diz agir em conformidade com as normas da Aneel e manter ações contínuas de manutenção preventiva e manutenção da rede elétrica na região.
Em relação aos impactos provocados pelo temporal de quinta-feira (29), a Neoenergia Elektro declarou ter ampliado o número de equipes para o atendimento às ocorrências, e garantiu que o fornecimento foi restabelecido para 99% dos clientes na manhã de sexta-feira (30).