Moradores do Jardim São Gonçalo, em Barão Geraldo, denunciaram o abandono de uma calçada tomada por mato no bairro. A reportagem CBN esteve no local e constatou que a vegetação alta acaba tornando o passeio público intransitável para a população.
A calçada com essas condições está localizada no Cruzamento da Rua Uirapuru com a Rua Henrique Nazaré Martins, na altura do número 72. De acordo com os moradores, a situação da via é a mesma há anos, apesar de ser um dos trechos mais movimentados do bairro.
Além do mato alto, a calçada também é encoberta pelo acúmulo de lixo e acaba colocando pedestres em risco, que precisam fazer a travessia pela rua, disputando espaço com os veículos. A via concentra escola e diversas empresas, o que gera fluxo intenso de carros, motos e caminhões.
Segundo o morador Edvaldo Coelho, a subprefeitura realiza corte de grama e poda de galhos na região, mas não recolhe os resíduos.
Funcionários de uma empresa próxima já acionaram a Prefeitura de Campinas pelo telefone 156 para reportar o mesmo problema. Porém, a situação se repetiu: foi feito o corte do mato, mas os restos de poda e lixo não foram recolhidos.
Na mesma região, outro problema é um buraco no asfalto, que fica no cruzamento das ruas Henrique Nazaré Martins com a Antônio Meneghetti.
A CBN questionou a Prefeitura sobre o caso, que informou, em nota, que se trata de um terreno particular que já possui processos na Coordenadoria de Fiscalização de Vielas e Terrenos. Afirmou que o proprietário será notificado e, caso não atenda a solicitação, a Prefeitura fará a limpeza e mandará a conta para o proprietário.
Disse ainda que a subprefeitura de Barão Geraldo vai realizar o trabalho de limpeza da calçada retirando o lixo e cortando o mato num prazo de até dez dias.
Com relação aos buracos, acrescentou que o endereço será incluído na programação do serviço de tapa-buracos da região. Além do trabalho das equipes técnicas, os cidadãos podem solicitar serviço por meios dos canais 156.