Ficou mais barato fazer exame psicotécnico ou médico para a emissão da CNH em São Paulo. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) estabeleceu, desde 9 de janeiro, o limite de R$ 90 para a cobrança de cada um desses procedimentos, realizados por clínicas credenciadas ao órgão.
A medida integra o pacote de mudanças da nova CNH Paulista, com a proposta de ser mais acessível para o cidadão. A redução é de cerca de 30% no caso do exame médico e 40% para o exame psicológico.
Após a publicação das normas da CNH do Brasil, em 10 de dezembro, o Detran-SP implantou a execução das mudanças, priorizando a eliminação de etapas desnecessárias, a revisão de fluxos e a redução de custos para o cidadão.
O órgão ajustou sistemas para viabilizar a aplicação do exame teórico conforme o novo curso on-line, permitindo que a economia chegue mais rápido ao bolso da população.
Com as mudanças, também foi disponibilizado pelo Detran-SP o cadastramento de instrutores autônomos que pretendem atuar conforme as regras da nova CNH do Brasil, fornecendo aulas práticas para os candidatos à emissão do documento.
Para garantir acompanhamento das mudanças, o Detran-SP lançou a página oficial CNH Paulista, que reúne o cronograma de implementação e orientações atualizadas à população.
O novo modelo será implantado em etapas, com prioridade para as medidas que reduzem custos ao cidadão. Durante o período de transição, não haverá interrupção dos serviços: o processo de habilitação segue funcionando normalmente, com as melhorias incorporadas de forma contínua, garantindo previsibilidade e transparência.




