CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Observatório Jean Nicolini tem visitas suspensas temporariamente devido às chuvas

A Prefeitura de Campinas informou nesta sexta-feira (17) a suspensão temporária das visitas ao Observatório Municipal Jean Nicolini. A medida foi adotada em razão das condições climáticas adversas registradas nos

Observatório Jean Nicolini tem visitas suspensas temporariamente devido às chuvas
Foto: Firmino Piton/Prefeitura de Campinas

A Prefeitura de Campinas informou nesta sexta-feira (17) a suspensão temporária das visitas ao Observatório Municipal Jean Nicolini. A medida foi adotada em razão das condições climáticas adversas registradas nos últimos dias.

As noites de observação astronômicas dependem de céu aberto e boa visibilidade, o que não é possível durante períodos de chuva ou tempo nublado.

O Município destacou ainda que a retomada do atendimento ao público será realizada assim que o tempo estiver firme, garantindo segurança aos visitantes e a qualidade da experiência de observação do céu.

A população deve acompanhar os canais oficiais da Prefeitura de Campinas para atualizações sobre a retomada das atividades. Além disso, é possível tirar dúvidas pelo WhatsApp (19) 3733-7380 (contato apenas para mensagens via WhatsApp).

Dinâmica das visitas

Localizado em Campinas, o Observatório Jean Nicolini promove sessões públicas tradicionais às sextas-feiras e domingos, das 18h às 21h, com fechamento dos portões às 20h30. Durante as atividades, os visitantes têm a oportunidade de observar o céu por meio de telescópios de alta potência, acessados individualmente com orientação de astrônomos.

Além da observação astronômica, o público recebe explicações sobre fenômenos cósmicos, formação de estrelas e sistemas solares, além de curiosidades científicas sobre a Lua e outros astros. Logo após a abertura dos portões, os visitantes podem conhecer o acervo e as dependências do Observatório enquanto aguardam o anoitecer.

Com o cair da noite, a programação segue na área externa, com identificação das principais estrelas e constelações visíveis, com canetas a laser que tornam a experiência mais interativa e educativa. As sessões públicas não exigem agendamento prévio e são indicadas para pessoas a partir de 6 anos de idade. 

Conteúdos