CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ocorrências com pipas na rede elétrica crescem mais de 20% e CPFL faz alerta

O número de casos de pipas presas na rede elétrica aumentou mais de 20% em um ano na área atendida pela CPFL Paulista. Em 2024, foram 4.870 ocorrências. Em 2025,

pipas
Foto: Divulgação/ CPFL Energia

O número de casos de pipas presas na rede elétrica aumentou mais de 20% em um ano na área atendida pela CPFL Paulista. Em 2024, foram 4.870 ocorrências. Em 2025, o número passou de 6 mil. Na região de Campinas, foram 2.072 registros.

Essas situações podem causar falta de energia, acidentes graves e até mortes. A CPFL explica que o risco é maior quando alguém tenta retirar a pipa dos fios. O perigo aumenta com o uso de linhas cortantes, como cerol e linha chilena, proibidas por lei no Estado, como conta Fernando Amaral Zica, consultor de Relacionamento da CPFL Paulista.

A orientação é empinar pipa apenas em locais abertos e longe da rede elétrica, como parques e campos. Não se deve brincar em telhados, lajes ou ruas, nem tentar resgatar pipas presas nos fios. Fernando Amaral Zica explica que, em dias de chuva ou vento forte, a atividade deve ser evitada.

Em caso de fios caídos, a recomendação é manter distância e ligar para a CPFL pelo 0800 010 1010. Se houver vítimas, acionar o Samu ou os bombeiros. A empresa também oferece orientações pelo WhatsApp no número (19) 3795-1705 e pelo site www.guardiaodavida.com.br.

Conteúdos