Uma empresa que fica no bairro Recanto da Fortuna, na região dos Amarais, foi alvo de uma operação da Polícia Civil depois de meses de investigação sobre armazenamento irregular de óleo aditivo automotivo. A vistoria aconteceu na tarde desta terça-feira.
Policiais da Delegacia de Investigações Gerais encontraram cerca de 2.240 litros de óleo guardados em tanques e galões sem qualquer sistema de contenção. A prática, conhecida como “baldinho”, consiste em retirar sobras de óleo ou combustível de caminhões-tanque para revenda.
No local também havia 19 tanques vazios usados para o mesmo fim e um compressor, que seria usado para aspirar o óleo dos tanques. Segundo a polícia, o material estava exposto ao tempo, o que aumenta o risco de acidentes e contaminação, já que o produto é inflamável.
A vistoria apontou ainda um lavador de caminhões aparentemente desativado, mas com a caixa de inspeção cheia de óleo e resíduos. Como o solo não é pavimentado, existe risco de contaminação, principalmente em dias de chuva.
O responsável pelo espaço, que também seria motorista de caminhões-tanque, foi preso em flagrante por crime contra a economia popular e crime ambiental. Não houve fiança, e a pena pode chegar a 10 anos de prisão. A Polícia Civil pediu perícia técnica no local.