A Polícia Militar e a Polícia Federal fazem nesta terça-feira (20) a Operação Expurgo, contra o crime organizado em Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Limeira e Piracicaba. O objetivo é cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão ligados a um esquema de tráfico internacional de drogas.
A ação acontece depois da prisão de 15 bolivianos em janeiro do ano passado, em uma chácara na zona rural de Limeira. Eles recebiam cerca de R$ 2 mil para engolir cápsulas de cocaína na Bolívia e viajar ao Brasil em ônibus clandestinos. Em Limeira, os estrangeiros ficavam na chácara para expelir, lavar e preparar a droga para venda. Um dos presos chegou a ingerir 120 cápsulas.
Na operação de 2025, foram apreendidos mais de 10 quilos de cocaína, cerca de 4 quilos de crack, quase 1 quilo de maconha e R$ 77 mil em dinheiro. As investigações seguem com apoio do serviço de inteligência e do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP).
Segundo as forças de segurança, ações integradas são fundamentais para enfrentar a criminalidade organizada e garantir a segurança da população.