Prefeitura de Piracicaba recolhe fragmentos de painel histórico no Parque do Mirante

Foto: Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba começou a recolher os fragmentos do painel da artista plástica Clemência Pizzigatti, no Parque do Mirante. Parte da obra foi destruída depois da queda de árvores durante a forte chuva do dia 12 de dezembro. 

Os pedaços estão sendo armazenados pela Secretaria de Obras para preservar o material. O painel é considerado patrimônio histórico e cultural da cidade e retrata diferentes períodos da história local. À esquerda, mostra o fundador da cidade, a Casa do Povoador e um batalhão da Guerra do Paraguai. No centro, a Noiva da Colina em diálogo com o rio Piracicaba. À direita, referências à indústria canavieira, comércio e lavoura, formando um panorama histórico. 

Por causa da importância da obra, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural, junto com as secretarias de Cultura e Turismo, convidou artistas e ex-alunos que participaram do projeto original para colaborar com informações e ajudar a definir como será feito um possível restauro. Os interessados devem procurar a Secretaria de Cultura pelo telefone (19) 3403-2600. 

Enquanto isso, a limpeza no Parque do Mirante continua. Equipes usam guindaste para retirar troncos e fazem poda com técnicas de rapel. Depois dessa etapa, será feita uma avaliação técnica para definir reformas e garantir a segurança dos visitantes. 

Nesta quinta, engenheiros do Semae vistoriaram o Aquário Municipal. Será preciso trocar todo o telhado, impermeabilizar as lajes e reformar as calhas de drenagem. A previsão é que o espaço seja reaberto em até 45 dias. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Parada técnica deixa visitantes presos em montanha russa no Hopi Hari

Temporal derruba cinco árvores na região dos DICs, em Campinas

Hanseníase

Diagnósticos de hanseníase têm aumento de 11% em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.