A Prefeitura de Piracicaba começou a recolher os fragmentos do painel da artista plástica Clemência Pizzigatti, no Parque do Mirante. Parte da obra foi destruída depois da queda de árvores durante a forte chuva do dia 12 de dezembro.
Os pedaços estão sendo armazenados pela Secretaria de Obras para preservar o material. O painel é considerado patrimônio histórico e cultural da cidade e retrata diferentes períodos da história local. À esquerda, mostra o fundador da cidade, a Casa do Povoador e um batalhão da Guerra do Paraguai. No centro, a Noiva da Colina em diálogo com o rio Piracicaba. À direita, referências à indústria canavieira, comércio e lavoura, formando um panorama histórico.
Por causa da importância da obra, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural, junto com as secretarias de Cultura e Turismo, convidou artistas e ex-alunos que participaram do projeto original para colaborar com informações e ajudar a definir como será feito um possível restauro. Os interessados devem procurar a Secretaria de Cultura pelo telefone (19) 3403-2600.
Enquanto isso, a limpeza no Parque do Mirante continua. Equipes usam guindaste para retirar troncos e fazem poda com técnicas de rapel. Depois dessa etapa, será feita uma avaliação técnica para definir reformas e garantir a segurança dos visitantes.
Nesta quinta, engenheiros do Semae vistoriaram o Aquário Municipal. Será preciso trocar todo o telhado, impermeabilizar as lajes e reformar as calhas de drenagem. A previsão é que o espaço seja reaberto em até 45 dias.




