Em entrevista ao CBN Campinas desta segunda-feira (26), a secretária de Educação de Campinas, Patrícia Adolf Lutz, elencou o enfrentamento à violência contra a mulher como uma das prioridades da gestão.
A titular garantiu que as secretarias municipais têm trabalhado de forma integrada e multisetorial para garantir uma atuação efetiva das políticas públicas neste tema.
“Estamos fazendo parcerias com outras secretarias, e a de Políticas para as Mulheres vem com força com a de Educação para que a gente faça um curso formativo para todos os nossos profissionais da rede. Ou seja: um em cada unidade escolar. Para falar, principalmente, sobre violência digital. Como identificar? Como proteger nossas crianças dessa violência ou desse início dentro da internet que, às vezes, é terra de ninguém?”, explicou.
Patrícia Adolf Lutz citou o exemplo da educação infantil, e afirmou que a figura da mulher será valorizada dentro do ambiente de ensino, como uma estratégia de prevenção da violência.
“Valorizar a figura feminina é um caminho que a gente entende que seja adequado para as crianças, porque quando a gente valoriza a mulher, a violência tende a diminuir. A Educação trabalha com viés preventivo, ela tem essa função típica de prevenção, e é nesse caminho que a gente vai. Para a criança, a gente vai estimular um momento de culminância, que é quando a gente presta conta para a sociedade: ‘Olha, sociedade, as escolas de Campinas fazem um trabalho, conversam com as crianças, desenvolvem atividades que, de fato, tocam nesses temas de forma adequada para prevenir e para que a gente consiga avançar cada vez mais na sociedade”, garantiu.
Outra prioridade elencada pela secretária de Educação é o uso consciente da tecnologia em sala de aula. Patrícia Adolf Lutz afirmou ser necessário doutrinar o uso dos equipamentos com ética e responsabilidade.
“Nossas salas de aula são equipadas, por exemplo, com lousa digital, que é um recurso incrível pra que o professor consiga aperfeiçoar e até trazer uma melhoria na aprendizagem dos alunos. Evidentemente, isso precisa de formação, e junto com a equipe de tecnologias, nós vamos formar nossos professores que já trabalham com elas. Elas são muito presentes nas nossas escolas”, afirmou.
Patrícia Adolf Lutz afirmou ter intensificado o diálogo com as escolas municipais para o recebimento de demandas.
“Isso foi importantíssimo pra gente definir, por exemplo, esses temas para 2026. A gente tem dialogado de forma muito franca com a nossa rede, o que tem sido muito saudável. Vamos continuar com os encontros in loco, que são decisivos pra gente perceber o que a rede precisa, o que nosso aluno precisa, o que a secretaria pode e deve apoiar pra que a gente consiga uma aprendizagem significativa”, declarou.
Também em entrevista à CBN, a secretária de Educação afirmou que a entrega dos materiais escolares está regularizada.
Debaixo do guarda-chuva da Prefeitura estão 182 escolas em sua rede municipal, e outras instituições conveniadas.
Patrícia assumiu o comando da Secretaria Municipal de Educação em 14 de outubro do ano passado, no lugar de José Tadeu Jorge.
Navegue abaixo pela entrevista na íntegra:
