CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reclamações sobre imóveis abandonados crescem 61% em Campinas em um ano

Campinas registrou um aumento expressivo nas reclamações sobre imóveis abandonados. Dados da central de atendimento 156, da Prefeitura, mostram que as denúncias passaram de 554 em 2024 para 896 em

Reclamações sobre imóveis abandonados crescem 61% em Campinas em um ano
Foto: Reprodução/EPTV

Campinas registrou um aumento expressivo nas reclamações sobre imóveis abandonados. Dados da central de atendimento 156, da Prefeitura, mostram que as denúncias passaram de 554 em 2024 para 896 em 2025, alta de 61,7% em apenas um ano.

Um imóvel na Rua Saldanha Marinho, no Centro de Campinas, anda provocando transtornos aos vizinhos. A estrutura em estilo colonial hoje exibe marcas evidentes do abandono.  

A casa vazia na região central também tem riscos sanitários, já que acumula potes plásticos, recipiente de comida e mato crescendo. Recentemente, o imóvel serviu de acesso para vândalos que picharam um prédio localizado ao lado da casa abandonada.

Câmeras de segurança registraram o momento da ação, quando três homens invadiram a casa. O campineiro Júlio Brito falou sobre essa ação.

Na mesma casa, outra cena também chama atenção: uma árvore cresceu por entre as paredes, o que revela ainda mais o tempo do abandono.

Em muitos casos os imóveis abandonados viram abrigo. Muitos moradores convivem com o medo. Como é o caso de um imóvel localizado na Avenida Princesa do Oeste. Os vizinhos têm tanto receio que preferem não se identificar. Segundo uma moradora da região, o local foi tomado por pessoas em situação de rua.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de Campinas informou, em nota, que todos as demandas registradas no 156 são encaminhadas para as secretarias responsáveis. Nos casos necessários, é realizada vistoria, com prioridade para as solicitações relativas à dengue.

A Prefeitura possui o GRU (Grupo de Reposta Unificada), que encaminha para medidas judiciais e entra nos imóveis ‘fechados’ com o auxílio de um chaveiro e faz o uso de drone.

Em relação ao imóvel da Rua Saldanha Marinho, o Município informou que as reclamações foram encaminhadas para a Secretaria de Serviços Públicos. O proprietário foi notificado a fazer a limpeza e tem até 6 de fevereiro para tomar as providências. Se não fizer, pode ser multado em 250 Unidades Fiscais de Campinas (Ufics).

Em relação ao prédio da Avenida Princesa d’Oeste, onde funcionava uma agência bancária, a Prefeitura informou que é de responsabilidade do proprietário. A Coordenadoria Departamental de Fiscalização de Vielas e Terrenos fará uma vistoria no local para verificar a situação e notificar o responsável.

Sobre a reclamação de presença de moradores de rua, o Serviço de Abordagem Social de Pessoas em Situação de Rua irá ao local. Ressaltou que os imóveis citados pela reportagem entrarão no cronograma de vistoria da Vigilância em Saúde de Campinas.

A responsabilidade por manter o imóvel limpo e em boas condições é do proprietário. Por isso, a Prefeitura notifica o dono para que tome as providências. Se não fizer, pode ser multado.

Conteúdos