A Secretaria Estadual de Saúde divulgou um alerta para o aumento nos acidentes com escorpiões nessa época do ano. No verão, com o aumento das temperaturas, o aparecimento desses animais também cresce, porque a reprodução é favorecida nessa temporada.
Os dados do Departamento Regional de Saúde de Piracicaba mostram que os casos subiram de 3.458 em 2024 para 3.687 em 2025. Na região de Campinas, saltaram de quase 3.800 casos em 2024 para mais de 4.300 no ano passado.
A neta da dona Diranei de Jesus, Lavínia, de apenas de seis meses, rolou no colchão e a avó encontrou um escorpião morto embaixo dela. E essa não foi a primeira vez que escorpiões apareceram na casa da família. Ela acredita que uma madeireira desativada ao lado do imóvel colabore para o problema.
No bairro Algodoal, em Piracicaba, não é raro os moradores se depararem com o aparecimento de escorpiões. Muitos já foram picados ou conhecem alguém que passou pelo problema.
A situação do bairro colabora para isso, já que é cercado por áreas de mata que acabam sendo usadas para descarte irregular de lixo. Até mesmo nas ruas não é difícil encontrar bastante material de construção e recicláveis. Esses são ambientes perfeitos para que escorpiões se escondam e se reproduzam.
É importante saber o que fazer caso se depare com um escorpião em casa, além de se atentar aos mitos que podem induzir ao erro na hora de se proteger, como explica a bióloga Heloísa Malavasi.
Para a especialista, o ideal é manter os espaços sempre limpos e tomar muito cuidado em locais que os escorpiões possam se esconder.
A Prefeitura de Piracicaba informou que já limpou várias vezes as ruas onde as pessoas descartam entulho irregularmente e que está controlando os locais com fiscalização e multa.