CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Rua desnivelada no Centro de Campinas deve receber obras corretivas em abril

Prefeitura diz que cronograma precisou ser alterado em razão das chuvas
Rua desnivelada no Centro de Campinas deve receber obras corretivas em abril
Foto: Kevin Kamada/CBN Campinas

Quase três meses depois da primeira reportagem, passar pela Rua Coronel Rodovalho, no Centro de Campinas, ainda é um desafio para quem tem carros menores. 

A reportagem da CBN esteve no dia 26 de janeiro, e confirmou que a via, que é de paralelepípedoscontinua afundando perto dos bordos laterais, junto às calçadas. 

Os veículos com suspensão mais baixa sofrem para fazer o trajeto, que tem sentido único, entre as Ruas César Bierrenbach e Conceição, e onde se localizam um prédio residencial e a entrada de duas garagens de edifícios da Rua Irmã Serafina. 

“Todo dia, na hora de entrar, essa rua faz a gentileza de raspar a parte de baixo do carro. É muito desagradável. E tem buracos bem na entrada da garagem, então tanto para entrar como para sair, a parte de alinhamento e de balanceamento vai para o espaço”, reclama uma moradora.

“E nos últimos anos, o meu carro arrebentou o carter saindo da garagem, aonde estão as poças d’água. O paralama do carro soltou”, critica outra moradora.

Alguns proprietários tentam compensar o desnível com massas de terra e pedriscos, mas eles também acabam afundando. 

Perto de um estacionamento, alguns canos jorram água das minas d’água no subsolo dos prédios. Com a inclinação, elas ficam acumuladas na beira da rua. 

“Eu acho uma falta de respeito com a população. Você vê que a rua tá quase tomada de buracos e de água. E outra: o mau cheiro. Pode até criar dengue aí”, observa outra moradora.

A CBN procurou a Prefeitura de Campinas. A Secretaria de Serviços Públicos declarou que o cronograma de intervenções na rua, inicialmente previsto para a segunda quinzena de dezembro, precisou de alterado para priorizar outras obras emergenciais em razão das chuvas. 

A pasta disse ter recebido parecer favorável do Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) para fazer o recapeamento na Rua Coronel Rodovalho.  

A previsão é de que a obra seja executada a partir de abril, junto com o nivelamento e a ampliação do sistema de drenagem, o que vai melhorar o escoamento das águas que afloram no paralelepípedo. 

Sobre as minas d’água, a Administração declarou que elas não oferecem risco aos edifícios porque são afloradas na superfície da rua. 

Depois do questionamento da CBN, um técnico da Sanasa foi ao local coletar uma amostra da água que brota das minas, que toma conta do subsolo de um dos prédios da rua. 

O líquido passou por análise no laboratório da Sanasa, que atestou que a água não tem características de água tratada, o que isenta a empresa de responsabilidade pela infiltração ou vazamento no local

Conteúdos