A Sabesp informou que pretende lançar ainda em janeiro o edital para a construção de uma nova estação de tratamento de esgoto em Hortolândia. A obra é considerada a solução definitiva para o mau cheiro que há anos incomoda moradores do bairro Vila Real e regiões próximas.
O problema é antigo, mas tem sido acompanhado de perto pela CBN Campinas desde o ano passado, quando moradores cobraram providências após sucessivas reclamações sobre o odor vindo da estação atual. Em agosto, a empresa recebeu prazo para resolver a situação e, em outubro, anunciou que as obras emergenciais haviam reduzido o mau cheiro em 70%.
Entre as medidas adotadas no ano passado, a Sabesp investiu cerca de R$ 28 milhões em limpeza das lagoas, troca de equipamentos e instalação de sistemas de nebulização para controle de odores. Também implantou uma barreira vegetal e fechou parte dos equipamentos mais próximos das casas.
Mesmo assim, as queixas continuaram. A prefeitura notificou e multou a empresa diversas vezes e acompanha as ações junto à Cetesb, responsável pela fiscalização ambiental, e à Arsesp, que regula os serviços.
A nova estação será totalmente fechada, com filtros para purificação dos gases e tecnologia avançada para reduzir impactos ambientais. O investimento previsto é de R$ 340 milhões, com capacidade para tratar 575 litros de esgoto por segundo.




