A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta segunda-feira, 5 de janeiro, o primeiro alerta de arboviroses do ano. O documento apontou 29 bairros com alto risco de transmissão de dengue. Por isso, as ações contra o mosquito Aedes aegypti, que também transmite zika e chikungunya, serão intensificadas.
As regiões com maior risco são:
- Leste: Vila Miguel Vicente Cury, Vila Costa e Silva, Parque Brasília.
- Noroeste: Parque Floresta, Parque São Bento, Novo Mundo, Jardim Novo Maracanã.
- Norte: Vila Itália, Vila Proost de Souza, Vila Teixeira, Vila Iapi, Jardim Magnólia, Jardim do Vovô, Parque Bandeirantes.
- Sudoeste: Jardim Shangai, Recanto do Sol 1, Jardim Mercedes.
- Sul: Jardim Monte Cristo, Parque Oziel, Jardim do Lago, Vila Pompéia, Cidade Jardim.
- Suleste: Jardim São Gabriel, Jardim São Vicente, Vila Formosa, Jardim Bom Sucesso, Jardim Centenário, Fundação Casa Popular, Parque Industrial.
O alerta reforçou a importância da participação da população. Segundo levantamento estadual, 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das casas. É preciso eliminar água parada em vasos, pneus e outros objetos. A caixa d’água deve ficar bem vedada e vasos sanitários sem uso precisam permanecer fechados.
As equipes da Prefeitura vão intensificar visitas aos imóveis. É importante receber os agentes e seguir as orientações. Em caso de dúvida sobre a identidade dos profissionais, o telefone 156 atende de segunda a sexta. Nos fins de semana e feriados, o contato é com a Defesa Civil pelo 199.




