Em novembro de 2025 foram criados 90 empregos formais, segundo dados do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, levantados pela Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
O setor teve 2.958 contratações com carteira assinada e 2.868 demissões. Em 14 dos 20 municípios da RMC, o saldo foi positivo. Entre as cidades que mais contrataram estão Itatiba, com 25 vagas, Campinas com 14, Pedreira com 12 e Santo Antônio de Posse com 11. Já Jaguariúna, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Morungaba e Monte Mor tiveram saldo negativo.
No acumulado de janeiro a novembro, o setor abriu 1.436 postos de trabalho, número maior que o registrado no mesmo período de 2024, quando foram criadas 1.358 vagas. Apesar da queda nas contratações em novembro em relação ao mesmo mês do ano anterior, o setor segue resiliente.
O presidente da Abrasel, André Mandetta, explica que o setor registrou mais meses positivos do que negativos em 2025.
Uma pesquisa feita em outubro feita pela Abrasel mostrou que 34% dos empresários da região pretendiam contratar mais funcionários até o fim do ano.
Para 2026, mesmo enfrentando algumas dificuldades para conseguir aumentar as vendas, o setor se mantém otimista, como diz André Mandetta.
Um dos principais gargalos para a contratação nem tem sido a questão do faturamento em si, mas a falta de mão de obra. Para enfrentar essa questão, muitos estabelecimentos tem adotado estratégias como premiação por desempenho, cursos, flexibilização de horários e aumento de salários.




