O transporte coletivo urbano voltou a funcionar integralmente no fim da tarde desta segunda-feira (19) em Santa Bárbara d’Oeste, segundo a Prefeitura. O serviço é operado pela empresa Nova Via.
O retorno aconteceu depois que a administração municipal viabilizou um subsídio para parte do valor da tarifa. A tarifa técnica passa a ser de R$ 10,75, mas o usuário continua pagando R$ 5,90. A diferença será custeada pelo município, conforme Lei aprovada pela Câmara em dezembro.
A Prefeitura informou que a medida busca manter a qualidade do serviço e o equilíbrio econômico do sistema. Também destacou que atuou para garantir o funcionamento do transporte, inclusive por via judicial, com aplicação de multa à concessionária.
A queda de braço entre Nova Via e Prefeitura vem desde o ano passado, quando, no primeiro semestre, funcionários paralisaram as atividades porque não receberam os salários, enquanto a administração alegava que não conseguia operar pela falta do subsídio para “completar” a tarifa.
Em novembro, a empresa suspendeu a operação de algumas linhas, o que gerou uma nova crise institucional. Nisso, a prefeitura enviou novamente o projeto de subsídio para a Câmara, que estava travado desde 2023.