Uma sequência de atos de vandalismo em ônibus do transporte coletivo tem chamado a atenção das autoridades e preocupado usuários em Campinas. Somente neste ano, pelo menos 15 ocorrências foram registradas na avenida João Jorge, próximo à rua Salles Oliveira, via de grande circulação de ônibus e passageiros.
O Coordenador de Fiscalização da Emdec, Claudio Fernandes, explica que as ocorrências nesta região não eram comuns anteriormente.
De acordo com a Emdec, os casos envolvem principalmente danos aos vidros dos veículos. O frentista Marlon Vialta trabalha na avenida e conta que já presenciou um desses ataques.
No mesmo endereço, os vidros da estação do BRT já foram encontrados danificados pelo campineiro Haroldo Vieira. Ele acredita que o dano também tenha sido causado por pessoas em situação de rua.

Apesar dos episódios, o atendimento ao ponto de ônibus nessa região está mantido.
Mesmo sem registro de vítimas, os ataques geram vários prejuízos, não só aos carros, mas insegurança entre passageiros e motoristas, especialmente por ocorrerem em plena luz do dia. O vandalismo também causa prejuízos operacionais, já que os veículos precisam sair de circulação para manutenção.
Para garantir que o transporte continue sendo realizado, e com segurança, a Emdec afirma que tem atuado junto à Guarda Municipal no aumento das fiscalizações na região. Os órgãos de fiscalização trabalham para identificar a autoria dos ataques.
A Guarda Municipal informou, em nota, que acompanha os casos dos últimos dias e que já intensificou o patrulhamento pela região.