O mercado imobiliário de Campinas teve forte crescimento em 2025. As vendas de imóveis subiram 140,68% e as locações 117,95%, segundo levantamento do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Crecisp).
O ano foi marcado por oscilações, mas alguns meses tiveram saltos expressivos. Janeiro abriu com alta de 81% nas vendas e 27% nas locações. Em maio, as vendas cresceram 74%, mesmo com queda de quase 46% nas locações. Setembro também chamou atenção, com aumento de 80% nas vendas, enquanto outubro foi destaque nas locações, com alta de quase 97%, apesar da queda de 36% nas vendas.
Para o presidente do Crecisp, José Augusto Viana Neto, o bom momento vivido no ano passado tem relação direta com a geração de empregos em Campinas.
Para 2026, a expectativa é influenciada pela taxa básica de juros, a Selic. Se houver redução, os financiamentos podem ficar mais acessíveis, mantendo o ritmo das negociações. O presidente do Crecisp alerta para avaliar renda e condições antes de fechar negócio. E ele concorda que os preços dos alugueis estão cada vez maiores, e que os preços estão proibitivos.
Com a proximidade do Carnaval, cresce também a preocupação com golpes em locações de temporada. Sites falsos e anúncios enganosos são comuns nessa época. A orientação é desconfiar de preços muito baixos, verificar a reputação do anunciante e evitar pagamento integral sem contrato.
O Crecisp recomenda negociar com corretores credenciados para reduzir riscos e garantir segurança nas transações.