O reajuste das tarifas de água e saneamento da Sanasa, aprovado pela agência reguladora Ares-PCJ no dia 23 de janeiro, de 5,17%, chega às contas dos moradores neste mês.
O aumento considera a inflação acumulada entre outubro de 2024 e setembro de 2025, medida pelo IPCA. Segundo a agência, o índice não cobre outros custos que subiram no período, como o impacto do dólar e da taxa Selic, que está em 15%, o maior patamar desde 2006.
O reajuste aplicado em Campinas ficou abaixo do observado em cidades da região e em capitais do país. Em 2025, Campinas alcançou o primeiro lugar no ranking nacional de saneamento do Instituto Trata Brasil, com nota máxima em todos os quesitos.
Entre outubro de 2024 e setembro de 2025, a Sanasa investiu R$ 371,5 milhões em obras para melhorar os sistemas de água e esgoto.