A Prefeitura de Campinas espera reabrir na manhã de terça-feira (3), o túnel de pedestres que liga o Centro à Vila Industrial.
A passagem foi fechada na noite de sexta-feira (30), horas depois de 200 metros de fiação e 30 lâmpadas serem roubadas, e deixarem metade do túnel às escuras.
A reportagem da CBN esteve no local antes da interdição e constatou o mal-estar de pedestres em utilizar o local, construído em 1918 e tombado pelo patrimônio histórico.
Além da escuridão na metade afetada, o mau cheiro de urina prevalecia na entrada da Rua Lidgerwood.
“Tenho muito medo, é muito escuro à noite de madrugada. Já passei às 05h00 e é muito perigoso. Só porque preciso, porque não tem jeito”, lamenta um senhor que não quis se identificar.
“Às vezes eu dou a volta, espero alguém pra atravessar, mas sozinha nunca mais. É muito perigoso. Deveria ter um guarda para a mulherada passar”, cobra outra senhora que pediu anonimato.

Os reparos vão ser feitos pela Secretaria de Serviços Públicos, que deve desembolsar cerca de R$ 10 mil na reposição dos fios e lâmpadas roubados, como explicou o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
“Sem essa iluminação, o túnel não tem segurança para que os pedestres possam transitar no percurso desse túnel. Nós já comunicamos a Guarda Municipal e fizemos o boletim de ocorrência”, declarou.
Em nota, a Guarda Municipal de Campinas garantiu fazer o patrulhamento do túnel nos horários de abertura, e afirmou que vai buscar a identificação dos autores do roubo.