CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vinhedo amplia vacinação contra sarampo e febre amarela a partir desta segunda-feira

As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde até o dia 8, das 8h às 16h.
Vinhedo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Vinhedo vai ampliar a vacinação contra o sarampo e a febre amarela a partir desta segunda-feira, 2 de fevereiro. As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde até o dia 8, das 8h às 16h.

A medida foi tomada por causa do registro de casos importados de sarampo e da circulação do vírus em outros países. O Brasil teve 38 casos confirmados em 2025. O Estado de São Paulo registrou dois, incluindo o de um homem de 27 anos, não vacinado, que voltou de viagem internacional. Países como Canadá e Estados Unidos têm surtos ativos.

A ampliação também considera o período de maior transmissão da febre amarela, entre dezembro e maio, e as áreas com maior chance de circulação do vírus.

O Dia D da mobilização será no sábado, 7 de fevereiro, na UBS Planalto, das 9h às 14h, dentro do Sábado da Vacina.

A vacinação é seletiva. A dose contra o sarampo, aplicada pela tríplice viral, é indicada para crianças a partir de 12 meses e para pessoas sem registro vacinal. Para a febre amarela, a primeira dose é dada aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. Adultos não vacinados recebem dose única.

No Dia D, também estarão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional. Para receber a dose, é preciso apresentar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação.

Conteúdos