Será liberado ao tráfego de veículos na tarde desta terça-feira o prolongamento do anel viário Magalhães Teixeira (SP-083). Com a construção de 5,8 quilômetros de vias, o anel viário fará a ligação entre as três rodovias mais importantes da região de Campinas: D. Pedro I (SP-065), Anhanguera (SP-330) e Bandeirantes (SP-348).
Os trabalhos ocorrem do entroncamento com a Anhanguera, no km 12 do anel viário, até o entroncamento com a Bandeirantes, no km 18. O investimento é de R$ 183,2 milhões.
Na manhã desta terça-feira, haverá uma cerimônia de entrega com a participação do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). O CBN Campinas será apresentado direto do News Truck, já instalado no local.
Além de melhorar o deslocamento de moradores de Valinhos e Campinas, o prolongamento do anel viário facilitará o acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos. Com as novas pistas, será possível chegar ao aeroporto sem trafegar pelo trecho urbano da rodovia Santos Dumont (SP-075).
O volume de tráfego no trecho da Anhanguera também será impactado, com redução de fluxo, já que o anel viário permitirá uma nova forma de acesso à Bandeirantes.
O fluxo de veículos pelo anel viário, que atualmente é de 45 mil veículos por dia, deverá aumentar para 48 mil após a conclusão da obra, prevista para o fim de 2015.
O prolongamento do anel viário faz parte de um pacote de obras definido pelo Governo do Estado para ampliar a segurança e as condições de tráfego em toda a região. Serão construídos sete quilômetros de marginais na Santos Dumont e a Miguel Melhado Campos será duplicada.