A queda nas temperaturas reduz também as doações de sangue no Hemocentro da Unicamp, em Campinas. Segundo o diretor do serviço de coleta da unidade, Vagner de Castro, a queda no período gira em torno de 5 a 8%. Com isso, a campanha de inverno foi iniciada para tentar minimizar ao máximo as perdas durante a estação.
O problema é que se o estoque ficar abaixo dos 50%, é grande o risco de cancelamento de cirurgias em diversos locais. O Hemocentro atende vários hospitais na região e isso poderia refletir ainda nos atendimentos de urgência e emergência. A preocupação, no entanto, é ainda maior se a queda acentuada for registrada no banco de sangue do tipo RH negativo.
Qualquer pessoa em boas condições de saúde pode doar, mas é necessário que pese mais de 50kg e tenha entre 16 e 69 anos. Portadores de doenças crônicas, porém, também podem doar, já que uma avaliação é feita durante uma entrevista no início do processo.
Vagner de Castro faz um apelo aos interessados e explica que o procedimento é simples e rápido, pois não passa de uma hora. O telefone de contato do Hemocentro é o 0800-722-8432. Pela internet, basta acessar o site www.hemocentro.unicamp.br.