Um professor e matemático criou um aplicativo que busca deixar a alfabetização mais atraente e contextualizada aliada à tecnologia. O Palma – Programa de Alfabetização na Língua Materna – combina letras, imagens e áudios em atividades autoinstrucionais.
Em Itatiba, na região de Campinas, uma das cidades onde o projeto piloto do aplicativo foi testado no Ensino Fundamental I e nas turmas de Educação de Jovens e Adultos, os professores da rede constataram uma melhora de 30% no aprendizado e uma redução de 50% na evasão em um ano de uso da ferramenta.
José Luís Poli, criador do programa, comenta que a ideia é de que o adulto ou a criança use o programa dentro do seu tempo.
O programa foi idealizado pelo matemático em parceria com acadêmicos na área de educação, analistas de sistemas e designers digitais. O aplicativo está estruturado em cinco níveis que vão desde a apresentação da grafia e som das letras do alfabeto até a compreensão de frases e pequenos textos.
Poli disse que não se trata de tirar o aluno da sala de aula, mas levar a tecnologia à unidade de ensino.
Desenvolvido para smartphones e tablets Android, o Palma é um aplicativo que precisa de internet para instalação e pode ser baixado através das lojas virtuais.