Campinas sedia 70ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos

Foto: Valéria Hein

Campinas sedia, de segunda até quarta-feira, a 70ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos. O evento promove um debate sobre o fechamento de contas no encerramento de mandatos e a calamidade financeira dos municípios causada pela crise econômica nacional.

A dependência dos Governos Estaduais fica cada vez mais comprometida. Entre os motivos, foi citada a queda de 6% na arrecadação do ICMS em 2016.

A dificuldade financeira tem levado as capitais a uma redução de investimentos, que em 2016 foi da ordem de 12%. Já em custeio, a redução foi de 1,7%.

O gasto em saúde é uma das grandes preocupações dos municípios brasileiros, que destinaram em 2016, 25,7% acima do mínimo exigido, o que equivale a toda arrecadação do IPTU, por exemplo.

O motivo é a maior dependência do brasileiro pelos serviços público de saúde. Em 2015, 1 milhão de pessoas deixaram de usar plano de saúde.

Outro destaque da pauta da discussão é a partilha da multa da repatriação, que é de a R$ 50 bilhões, dinheiro que foi levado ilegalmente para fora do país e agora volta aos cofres públicos.

O repasse vai para as administrações estaduais e municipais, mas os municípios querem mais participação nessa partilha. Pelo menos dobrar a quantia de R$ 5,7 bilhões prevista para o repasse aos municípios. A reivindicação será levada ao Ministro do STF, Marco Aurélio Mello, nessa quarta-feira.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.