Detran alerta para mitos que circulam em redes sociais na tentativa de burlar Lei Seca

Beber refrigerante, fazer bochecho com antisséptico bucal, comer chocolate com licor, tomar vinagre e até mesmo remédio. Nessa época do ano em que aumenta o consumo de bebida alcoólica, cresce também a circulação de correntes e mitos pelas redes sociais de possíveis ações para burlar o bafômetro, item comum nas fiscalizações da Lei Seca.

O Diretor de atendimento ao cidadão do Detran Jânio Loyola alertou que nenhum destes produtos ou qualquer outro conseguem interferir no teste do etilômetro, isso porque o aparelho mede o álcool ingerido, que passou para a circulação sanguínea e, depois, é exalado dos pulmões para o ar.

Já com relação a medicamentos, um que ganhou fama nas redes sociais é o Metadoxil. Ele acelera a metabolização do álcool do fígado e é mais utilizado no tratamento de alcoolismo e alterações no órgão. Loyola também comenta a respeito do uso de remédios para tentar ocultar o erro cometido de beber antes de dirigir

No caso do consumo de bombons com licor ou até mesmo de antisséptico bucal que contenha álcool, ele comentou que o etilômetro pode detectar sim a presença da substância. Nesses casos, as autoridades são orientadas a fazerem um segundo teste.

O Diretor de atendimento ao cidadão do Detran  disse também que nas operações do Programa Direção Segura  é comum os motoristas se negarem a fazer o teste do bafômetro na tentativa de escapar de possíveis sanções. Ele lembra, porém, que não se submeter ao exame também é uma infração.

Além disso, mesmo que o condutor se recuse a soprar o etilômetro, caso o perito da Polícia Técnico-Científica identifique durante o exame clínico que a pessoa não está apta a dirigir, ao ter atitudes como cambalear e falar coisas sem sentido, o cidadão pode responder também por crime de trânsito. A pena é de seis meses a três anos de prisão.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.