Multas para quem trafegar em corredores exclusivos de ônibus já são válidas em Campinas

As multas para quem trafegar nos corredores de ônibus de Campinas já podem ser aplicadas a partir desta semana.

Esses espaços são exclusivos para o transporte coletivo e para táxis. No meio do ano passado, a Emdec criou novas faixas, sendo que até o inicio desse ano, havia um período de adaptação.

Passados os 180 dias de teste, agora, o motorista que estiver com o carro, por exemplo, nesses locais, poderá ser autuado. É uma infração grave, R$ 195,23 e sete pontos na carteira.

César Ribeiro não é contra a multa, mas acha que os motoristas de ônibus também deveriam ser fiscalizados.

Já Ricardo Daniel fica com receio de levar multa, quando precisar virar o veículo em alguma via  e para isso acessar o corredor de ônibus.

O secretário de Transportes de Campinas, Calos Barreiro, afirma que haverá bom senso nesses casos. Nesse primeiro momento, o foco da fiscalização será nas Avenidas Benjamin Constant e Campos Salles, que têm corredores fixos exclusivos para ônibus.

Nos casos das vias Carolina Florence, Buarque de Macedo e Saudade e Abolição, as faixas são exclusivas para ônibus das 6 às 8 e das 16 às 19 horas. Elas ficam na faixa da direita e no período é proibido estacionar na faixa da esquerda.

A Emdec afirma que com a instalação dos corredores, houve mais fluidez no transporte público. A sensação dos usuários se divide.

Além da multa por trafegar em corredor de ônibus , o motorista pode ser autuado por excesso de velocidade, já que em alguns pontos, a velocidade nas faixas de ônibus é menor que o restante da via. Em todos os corredores exclusivos, não pode passar de 50 km/h. Esse limite é válido para os motoristas de ônibus e taxistas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.