Ouça ao vivo

Janeiro já tem 81% da chuva esperada para todo o mês em Campinas

Com a trégua da chuva em boa parte da região de Campinas se manteve estável em 12 o número de municípios em estado de atenção em função do volume de chuva registrado em cada cidade.

No balanço divulgado pela Coordenadoria Regional de Defesa Civil  Amparo, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Itatiba, Jaguariúna, Morungaba, Pedreira, Valinhos e Vinhedo, são os municípios em que o volume acumulado nas últimas 72 horas superou os 80mm.

Dados do Cepagri da Unicamp revelam que o total de chuvas registrado em janeiro desse ano é de 235mm, correspondendo a 81,3% da média histórica para o mês.

Segundo o Diretor do Cepagri, Hilton Silveira Pinto, apesar das chuvas intensas dos últimos dias, o volume ainda está um pouco abaixo do esperado para o período.

Ele ressaltou que um índice que preocupa as autoridades é quando se registra mais de 30mm de chuva em 60 minutos já que, aumenta a probabilidade de alagamentos. Até a segunda-feira a expetativa é de redução das precipitações, mas Hilton Silveira lembra que janeiro é o mês mais chuvoso e, por isso, a partir da semana que vem um novo período de chuva deverá voltar à região de Campinas.

No balanço da Defesa Civil, Campinas, com 178,4mm de chuva, é a cidade com o maior volume acumulado de água nas últimas 72 horas. A média para o mês de janeiro é de 283mm.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.