Até a noite desta quinta-feira, acontece o primeiro turno das eleições da reitoria da Unicamp. Cinco candidatos concorrem ao cargo de reitor, sendo o colégio eleitoral formado por 2150 docentes, mais de 7700 servidores técnico-administrativos e quase 30 mil estudantes.
São cinco locais para votação, que nos horários de entrada e saída das aulas, tem maior concentração de eleitores. O processo começou nesta quarta-feira. Quem conversou com a reportagem foi o professor Miguel de Arruda que presidente do Consulta Unicamp.
Alessandra de Oliveira Bueno é servidora e aproveitou a brecha dos horários de pico para votar. Ela tem esperança por mudança.
O voto para reitoria da Unicamp é facultativo e de acordo com o professor Milton de Arruda, cada vez mais há uma maior participação, principalmente de alunos.
Camila Marinelo é estudante de Ciências Sociais e fez questão de votar, mas ela sente certa desilusão dentro de sala de aula.
Os candidatos à reitoria da Unicamp são Rachel Meneguello, Léo Pini, Luis Alberto Magna, Marcelo Knobel e Celso Arruda.
A apuração dos votos ocorre naesta quinta, logo após a chegada das urnas ao Ginásio Multidisciplinar. Caso nenhum concorrente tenha maioria absoluta no 1° turno, haverá 2° turno nos dias 29 e 30 março. A posse do reitor acontece no dia 19 de abril.